licenciatura

UNIVERSIDADES‌ ‌-‌ ‌VALE‌ ‌A‌ ‌PENA‌ ‌CURSAR‌ ‌LICENCIATURA?‌ ‌

No Brasil, observamos, principalmente nos últimos anos, um descaso por parte do Governo em alguns estados em relação aos professores. 

Atraso ou parcela de salários para professores do Estado, como no Rio Grande do Sul, por exemplo, vêm sido recorrentes, acarretando greves, professores mal remunerados e consequentemente alunos sem aula. 

Além disso, professores da área pública tem de lidar com infraestruturas de escolas precárias, enorme quantias de alunos em uma única sala de aula e ter o poder de administrar tudo isso em mais de uma escola. 

Neste cenário, a grande dúvida surge entre aqueles que pretendem cursar nas Universidades matérias relacionadas à profissão de professor: fazer um curso que lhe agradaria estudar, mas talvez não agradaria exercer a profissão ou procurar uma segunda alternativa? 

LICENCIATURA OU BACHARELADO?

A licenciatura, apesar de tudo, é a opção mais escolhida entre universitários. Pedagogia é a mais escolhida, pois, apesar do cenário descrito, sempre haverá oferta e necessidade de professores em todos os âmbitos educacionais: desde o ensino fundamental até o ensino superior. Para entender melhor, vamos identificar as diferenças entre licenciatura e bacharelado:

O Bacharelado é a opção onde você terá mais mercado para atuar, podendo variar sua função ao longo da sua carreira. A licenciatura lhe dá a opção de seguir numa carreira específica de professor. O curso de licenciatura é menor em questão de tempo, variando entre três e quatro anos, enquanto o bacharelado pode durar cinco ou seis anos. Durante o curso, é possível fazer esta escolha. 

EXERCÍCIO DE IMAGINAÇÃO 

Ser professor é uma honra e a profissão mais admirável. Para tomar esta decisão, não basta ingressar numa faculdade da forma que for. Antes, é preciso imaginar-se dentro de uma sala de aula com pessoas esperando que você repasse seus conhecimentos da m melhor maneira possível. A figura do professor é autoridade máxima dentro de uma sala de aula, sendo assim, você deve estar preparado para demostrar seus conhecimento e lecionar de fato e também ser uma figura de líder – ou seja – onde os alunos tenham interesse no seu ensino e também possuam respeito pela sua imagem. 

Durante sua carreira, desde o início você estará em salas de aulas com as mais variadas faixas etárias. É fundamental transmitir o gosto de lidar com público, pois sua figura em frente aos alunos deve ser reconhecida da forma que merece.

Licenciatura para bacharéis: é possível? Como funciona?

ESCOLHENDO A SUA ÁREA

Se você teve, durante os ensinos primários, um bom rendimento em várias matérias, significa que pode atuar em diferentes áreas, podendo até realizar mais de uma licenciatura. Um teste de vocação cairia bem, caso esteja em dúvida. Podemos analisar as seguintes áreas: 

  • Artes (Cênicas, Plásticas, Arte-educação, Visuais, Dança, Música, Teatro)
  • Biologia
  • Ciência da Computação
  • Ciência da Religião
  • Ciências
  • Ciências Agrícolas
  • Ciências da Natureza
  • Ciências Humanas
  • Ciências Sociais
  • Educação Especial
  • Educação Física
  • Filosofia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Informática
  • Letras (Francês, Inglês, Espanhol, Alemão, Literatura, Libras, Português, etc.)
  • Matemática
  • Pedagogia
  • Química
  • Sociologia

Todas estas opções se encaixam perfeitamente para lecionar, cabendo a você selecionar sua área de maior interesse para que o desenvolvimento do curso/profissão seja feito de acordo com sua disposição em ser professor. Antes de desejar tornar-se um, é fundamental ter o interesse real sobre a matéria que irá ensinar. 

Professor que não desenvolve bem o conteúdo e não transmite seus conhecimentos de forma adequada encontrará dificuldades no mercado de trabalho e também dentro das próprias salas de aula, não sendo respeitado como deveria e tirando pouco rendimento dos alunos. 

Além disso, o que torna um professor destacado e diferenciado, é a forma com aborda os conteúdos. Uma boa dinâmica prenderá mais a atenção dos alunos, fazendo com que você ganhe posições e mais indicações dentro deste mercado. Varie a maneira de ensinar, procure montar grupos de estudos, fazer uma boa separação de alunos e diversifique o aprendizado. 

LICENCIATURAS EM ALTA 


Além da pedagogia que engloba o ensino primário e a administração de uma sala de aula mais jovem, dois cursos estão em alta nas Universidades brasileiras, atraindo cada vez mais aspirantes a professor. 

Letras 

A área de Letras é bastante procurada e exigida nas escolas. O português é uma das línguas mais difícil do mundo, isto baseado em estudos, considerando suas incontáveis regras de gramática, ortografia e palavras ambíguas. Todo este conhecimento deve ser passado com excelência, pois a dimensão e complexidade da língua é complexa. 

O curso e letras mistas também é muito interessante, pois você irá poder lecionar mais de uma matéria. Os mais procurados são as principais línguas do mundo: o inglês – língua universal, e o espanhol que é a língua oficial de 21 países ao redor do mundo. Agregar o português à estas línguas darão uma maximização de padrões de ensino, facilitando seu desenvolvimento profissional e pessoal.

  • História

Levando em conta principalmente os recentes acontecimentos históricos no Brasil, muitos procuram este curso por suas curiosidades e enormes ofertas do conhecimento do passado, pois, apenas conhecendo o passo é possível entender o presente.